Portal do Governo Brasileiro
  • Pular para o conteúdo
  • Diminuir letra
  • Aumentar letra
  • Fundo Preto
  • Fundo Normal
  Página Inicial Setores SUSEP Notícias Notícias SUSEP completa 50 ANOS  

Notícia

SUSEP completa 50 ANOS

22/11/2016

A Superintendência de Seguros Privados – SUSEP – completou 50 anos nesta segunda-feira (21), data de sua criação, por meio do Decreto-lei nº 73, editado em 1966. Ao longo deste meio século de atividades, a Autarquia vem atuando para o desenvolvimento de um mercado que hoje conta com mais de 100 mil corretores, 285 empresas e aproximadamente 750 bilhões de Reais em ativos.

Em sua trajetória, a Susep teve um papel fundamental em decisões que promoveram o desenvolvimento do mercado de seguros e a garantia da qualidade no atendimento aos consumidores. Em 1988 colabora para inclusão do setor de seguros no Sistema Financeiro Nacional definido na Constituição Brasileira e, nesse mesmo ano, institui o Formulário de Informações Periódicas (FIP), criando um novo paradigma no processo de supervisão.

Com o crescimento do mercado e a importância que o setor de seguros vai alcançando, a Susep amplia sua atuação e se filia à Associação Internacional de Supervisores de Seguros (IAIS). Em 1998 atua na abertura do mercado de seguros ao capital estrangeiro, o que permitiu um novo impulso ao setor com o ingresso de várias empresas estrangeiras no país. Em homenagem aos 50 anos da Superintendência, os Correios lançaram, durante a cerimônia de comemoração pela data, um selo personalizado em referência à Susep.

COMEMORAÇÃO

Na solenidade de comemoração pela efeméride, o superintendente, Joaquim Mendanha, destacou que o setor de seguros deve ser um dos protagonistas na linha de frente da retomada do desenvolvimento econômico do país. “Asseguro a todos que a Susep cumprirá o seu compromisso de dialogar de forma proativa com o mercado, com uma agenda positiva, e trabalhar com afinco para disseminar as boas práticas e a oferta de produtos e serviços que atendam plenamente aos consumidores”, ressaltou Mendanha.

O superintendente finalizou seu discurso afirmando que não poderia terminar sem mencionar e agradecer aos “valorosos servidores da Susep, aposentados e ativos, que muito contribuíram e contribuem no papel desempenhado pela Autarquia”.

A solenidade de comemoração também prestou homenagem aos que se aposentaram neste ano. Receberam a homenagem os seguintes servidores:
Elaine de Almeida Passos Loureiro, Luciana Maria Ferreira Borsatto, Maria Alice Travassos, Vasconcellos da Silva, Marilene Figueiredo de Andrade, Suzana Gômara, Alexandre Ribeiro Lofrano, Carlos Roberto Sanches Fernandes, Ivanir Sampaio de Oliveira, Jorge Azevedo, José Ferreira Junior, Luiz Pedro da Silva, Manoel José da Silva Neto, Paulo Coutinho Dutra Filho
e Ricardo Braga Hernandez.

Os ex-superintendentes também foram homenageados e subiram ao palco na ordem cronológica decrescente: Roberto Westenberger, Paulo dos Santos, Armando Vergílio dos Santos, Renê de Oliveira, Hélio Castro, Márcio Coriolano, Luiz Felipe Martins. E em memória, estiveram presentes os parentes dos seguintes ex-superintendentes: Carlos Casado, João Regis Santos e Raul de Souza Silveira.
 

Ações do documento