• Pular para o conteúdo
  • Diminuir letra
  • Aumentar letra
  • Fundo Preto
  • Fundo Normal
  Página Inicial Setores SUSEP Notícias Notícias 2012 SUSEP RECEBE ASSESSORA ESPECIAL DE CONTROLE INTERNO DO MINISTÉRIO DA FAZENDA  

Notícia

SUSEP RECEBE ASSESSORA ESPECIAL DE CONTROLE INTERNO DO MINISTÉRIO DA FAZENDA

30/08/2012

Fabiana Vieira Lima ministrou a palestra para servidores da autarquia

A sede da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), no Rio de Janeiro, recebeu nesta quinta-feira (30), a Assessora Especial de Controle Interno do Ministério da Fazenda, Fabiana Vieira Lima. Na parte da manhã, a assessora ministrou a palestra “A Importância do Mapeamento de Processos para o Controle Interno” aos servidores da autarquia.
 

O principal objetivo do evento, que integra o Ciclo de Palestras 2012, é o início da implementação do sistema de mapeamento e controle interno na unidade. Fabiana, que é a instância do Ministro da Fazenda nos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU), demonstrou a importância desta prática na rotina dos servidores.
 

- O grande número de problemas que chegam aos órgãos de controle poderiam ser evitados. Alguns órgãos, como o TCU, estão aconselhando a melhora deste processo, por identificarem que a insuficiência do controle interno é uma das principais causas dos problemas na administração - afirmou.
 

Através deste processo, os gestores podem supervisionar de forma mais prática o trabalho dentro da instituição, o que reduz o risco de erros e fraudes. O servidor também é beneficiado, pois o processo exclui procedimentos desnecessários, assim como deixa clara a importância de cada etapa do seu cotidiano.
 

- A gestão se fortalece com o mapeamento e controle interno. Diante dos problemas que identificamos, podemos planejar, gerenciar o risco e agir diretamente sobre ele, sua causa ou efeito, sem que cheguem aos órgãos de controle - declarou a assessora.
 

Ações do documento