• Pular para o conteúdo
  • Diminuir letra
  • Aumentar letra
  • Fundo Preto
  • Fundo Normal
  Página Inicial Setores SUSEP Notícias Notícias 2011 Novos diretores da SUSEP tomam posse  

Notícia

Novos diretores da SUSEP tomam posse

30/09/2011

Posse da nova diretoria da Susep

 

Em cerimônia presidida pelo Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Fazenda, Diogo Henrique de Oliveira, foram empossados, dia 22 de setembro, os quatro diretores que integram o colegiado da Superintendência de Seguros Privados (Susep): Helena Mulim Venceslau (Administração); Carlos Roberto Amorelli (Fiscalização); Danilo Cláudio da Silva (Técnico); e Nelson Victor Le Cocq (Autorizações). Também tomou posse o novo Procurador-Geral da Susep, Bruno Perrut Ferreira.

Ao abrir a solenidade, o secretário manifestou a confiança do Ministério da Fazenda no trabalho a ser desenvolvido pela direção da Susep e enfatizou o perfil técnico dos novos diretores da autarquia.

Ele lembrou que o Brasil tem, hoje, um dos mercados de seguros mais dinâmicos do mundo e que a intenção do governo é oferecer à Susep todas as condições para que a autarquia possa atuar como “um órgão de excelência técnica, de alto padrão”.

Diogo de Oliveira acrescentou que, para atingir esse objetivo, o Governo indicou para a diretoria da Susep pessoas que têm a capacidade para conduzir o órgão com “o mais elevado padrão ético e técnico possível”.

Ele acentuou ainda que o setor de seguros já representa mais de 3% do PIB nacional e ganhou relevância macroeconômica, impactando na economia do País. “A Susep tem o desafio e obrigação de fazer uma regulação moderna e dinamizadora do mercado”, observou.

Falando em nome dos diretores, Nelson Lec Cocq afirmou que o ânimo da nova diretoria é “grande e forte”. Ele assinalou que o mercado cresceu mais de 20% no primeiro semestre, superando a média já elevada dos últimos anos, em torno de 15%, “sempre bem acima do PIB”.

O diretor de Autorização da Susep destacou ainda que o mercado de seguros cada vez mais é visto como um forte suporte para investimentos e mitigação de riscos. “A Susep deve, agora, criar as condições para novas oportunidades no mercado”, acentuou.

Por fim, o superintendente da Susep, Luciano Portal Santanna, agradeceu aos servidores da autarquia e ao Ministério da Fazenda pelo apoio constante, seja na escolha da diretoria ou na gestão da autarquia.

Ele reafirmou que o foco de atuação da Susep está direcionado para o desenvolvimento de novos produtos e o combate ao mercado marginal. “Demos o primeiro e importante passo, com a decisão favorável do TRF (Tribunal Regional Federal), que suspendeu as atividades de uma associação”, comentou.

Luciano Portal Santanna anunciou ainda a assinatura, nesta quinta (22), de portaria da Susep formando grupo de trabalho que visa a acelerar o processo de regulação do microsseguro. O grupo é integrado por representantes da Susep e das federações que representam o setor privado (Fenaprevi, Fenacap, Fenseg e FenaSaúde). “A Susep há anos se debruça sobre esse assunto. Chegou a hora de ação mais concreta”, frisou o superintendente da Susep, que fixou prazo de 15 dias (renováveis por mais 15) para a apresentação de minuta com as propostas do grupo.

Luciano Portal Santanna entende ser possível aprovar uma resolução para o microsseguro no primeiro semestre de 2012.

Ações do documento