• Pular para o conteúdo
  • Diminuir letra
  • Aumentar letra
  • Fundo Preto
  • Fundo Normal

Classificação de Fundos Previdenciários

CLASSIFICAÇÃO DE FUNDOS PREVIDENCIÁRIOS

 
 
 

A ANBIMA[1] define fundos previdenciários de renda fixa indexados como sendo: fundos que acompanham as variações de indicadores de referência do mercado de renda fixa.

 

A ANBIMA[1] define fundos previdenciários de renda fixa duração baixa soberanos como sendo: fundos que têm como objetivo buscar retornos investindo em ativos e derivativos de renda fixa, sendo que esses fundos devem possuir duration média ponderada da carteira inferior a 63 (ses-senta e três) dias úteis e manter 100% do patrimônio líquido em títulos públicos federais.

 

A ANBIMA[1] define fundos previdenciários de renda fixa duração baixa grau de investimento como sendo: fundos que têm como objetivo buscar retornos investindo em ativos e derivativos de renda fixa, sendo que esses fundos devem possuir duration média ponderada da carteira inferior a 63 (ses-senta e três) dias úteis e manter, no mínimo, 80% do patrimônio líquido em títulos públicos federais ou ativos de baixo risco de crédito nos mercados doméstico ou externo.

 

A ANBIMA[1] define fundos previdenciários de renda fixa duração baixa crédito livre como sendo: fundos que têm como objetivo buscar retornos investindo em ativos e derivativos de renda fixa, sendo que esses fundos devem possuir duration média ponderada da carteira inferior a 63 (ses-senta e três) dias úteis e manter mais de 20% do patrimônio líquido em ativos de médio e alto risco nos mercados doméstico ou externo.

 

A ANBIMA[1] define fundos previdenciários de renda fixa duração média soberanos como sendo: fundos que têm como objetivo buscar retornos investindo em ativos e derivativos de renda fixa, sendo que esses fundos devem possuir duration média ponderada da carteira inferior ou igual à apurada no IRF-M do último dia útil do mês de junho, manter 100% do patrimônio líquido em títulos públicos federais.

 

A ANBIMA[1] define fundos previdenciários de renda fixa duração média grau de investimento como sendo: fundos que têm como objetivo buscar retornos investindo em ativos e derivativos de renda fixa, sendo que esses fundos devem possuir duration média ponderada da carteira inferior ou igual à apurada no IRF-M do último dia útil do mês de junho, manter, no mínimo, 80% do patrimônio líquido em títulos públicos federais ou ativos de baixo risco de crédito nos mercados doméstico ou externo.

 

A ANBIMA[1] define fundos previdenciários de renda fixa duração média crédito livre como sendo: fundos que têm como objetivo buscar retornos investindo em ativos e derivativos de renda fixa, sendo que esses fundos devem possuir duration média ponderada da carteira inferior ou igual à apurada no IRF-M do último dia útil do mês de junho e manter mais de 20% do patrimônio líquido em ativos de médio e alto risco nos mercados doméstico ou externo.

  

A ANBIMA[1] define fundos previdenciários de renda fixa duração alta soberanos como sendo: fundos que têm como objetivo buscar retornos investindo em ativos e derivativos de renda fixa, sendo que esses fundos devem possuir duration média ponderada da carteira igual ou superior à apurada no IMA-GERAL do último dia útil do mês de junho manter 100% do patrimônio líquido em títulos públicos federais.

 

A ANBIMA[1] define fundos previdenciários de renda fixa duração alta grau de investimento como sendo: fundos que têm como objetivo buscar retornos investindo em ativos e derivativos de renda fixa, sendo que esses fundos devem possuir duration média ponderada da carteira igual ou superior à apurada no IMA-GERAL do último dia útil do mês de junho manter, no mínimo, 80% do patrimônio líquido em títulos públicos federais ou ativos de baixo risco de crédito nos mercados doméstico ou externo.

 

A ANBIMA[1] define fundos previdenciários de renda fixa duração alta crédito livre como sendo: fundos que têm como objetivo buscar retornos investindo em ativos e derivativos de renda fixa, sendo que esses fundos devem possuir duration média ponderada da carteira igual ou superior à apurada no IMA-GERAL do último dia útil do mês de junho e manter mais de 20% do patrimônio líquido em ativos de médio e alto risco nos mercados doméstico ou externo.

 

A ANBIMA[1] define fundos previdenciários de renda fixa duração livre soberanos como sendo: fundos que têm como objetivo buscar retorno por meio de investimentos em ativos e derivativos de renda fixa, sem compromisso de manter limites mínimo ou máximo para a duration média ponderada da carteira, mantendo 100% do patrimônio líquido em títulos públicos federais.

  

A ANBIMA[1] define fundos previdenciários de renda fixa duração livre grau de investimento como sendo: fundos que têm como objetivo buscar retorno por meio de investimentos em ativos e derivativos de renda fixa, sem compromisso de manter limites mínimo ou máximo para a duration média ponderada da carteira, mantendo, no mínimo, 80% do patrimônio líquido em títulos públicos federais ou ativos de baixo risco de crédito nos mercados doméstico ou externo.

 

A ANBIMA[1] define fundos previdenciários de renda fixa duração livre crédito livre como sendo: fundos que têm como objetivo buscar retorno por meio de investimentos em ativos e derivativos de renda fixa, sem compromisso de manter limites mínimo ou máximo para a duration média ponderada da carteira, mantendo mais de 20% do patrimônio líquido em ativos de médio e alto risco nos mercados doméstico ou externo.

 

A ANBIMA[1] define fundos previdenciários de renda fixa data alvo como sendo: fundos que têm como objetivo buscar retorno num prazo referencial, ou data-alvo, por meio de investimento em ativos de renda fixa e estratégia de rebalanceamento periódico. Estes fundos tem compromisso de redução da exposição a risco em função do prazo a decorrer para a respectiva data-alvo.

 

A ANBIMA[1] define fundos previdenciários de ações indexados como sendo: fundos que possuam, no mínimo, 67%(sessenta e sete por cento) da carteira em ações à vista, bônus ou recibos de subscrição, certificados de depósito de ações, cotas de Fundos de ações, cotas dos Fundos de índice de ações, Brazilian Depositary Receipts, classificados como nível I, II e III. Estes fundos têm o objetivo de acompanhar as variações de um índice de referência do mercado de renda variável.

 

A ANBIMA[1] define fundos previdenciários de ações ativos como sendo: fundos que possuam, no mínimo, 67%(sessenta e sete por cento) da carteira em ações à vista, bônus ou recibos de subscrição, certificados de depósito de ações, cotas de Fundos de ações, cotas dos Fundos de índice de ações, Brazilian Depositary Receipts, classificados como nível I, II e III. Estes fundos têm o objetivo de superar um índice de referência ou não fazem referência a nenhum índice. 

 

BALANCEADOS ATÉ 15%

A ANBIMA[1] define fundos previdenciários balanceados até 15% (quinze por cento) como sendo: fundos que têm como objetivo buscar retorno no longo prazo por meio de investimento em diversas classes de ativos (renda fixa, ações, câmbio etc.), investindo até 15% (quinze por cento) do valor de sua carteira em ativos de renda variável.

 

BALANCEADOS DE 15% A 30%

A ANBIMA[1] define fundos previdenciários balanceados de 15% a 30% (quinze a trinta por cento) como sendo: fundos que têm como objetivo buscar retorno no longo prazo por meio de investimento em diversas classes de ativos (renda fixa, ações, câmbio etc.), investindo entre 15% (quinze por cento) e 30% (trinta por cento) do valor de sua carteira em ativos de renda variável.

 

BALANCEADOS DE 30% A 49%

A ANBIMA[1] define fundos previdenciários balanceados de 30% a 49% (trinta a quarenta e nove por cento) como sendo: fundos que têm como objetivo buscar retorno no longo prazo por meio de investimento em diversas classes de ativos (renda fixa, ações, câmbio etc.), investindo entre 30% (trinta por cento) e 49% (quarenta e nove por cento) do valor de sua carteira em ativos de renda variável.

 

BALANCEADOS ACIMA DE 49%

A ANBIMA[1] define fundos previdenciários balanceados acima de 49% (quarenta e nove por cento) como sendo: fundos que têm como objetivo buscar retorno no longo prazo por meio de investimento em diversas classes de ativos (renda fixa, ações, câmbio etc.), investindo acima de 49% (quarenta e nove por cento) do valor de sua carteira em ativos de renda variável.

 

BALANCEADOS DATA ALVO

A ANBIMA[1] define fundos previdenciários balanceados data alvo como sendo: fundos que têm como objetivo buscar retorno num prazo referencial, ou data-alvo, por meio de investimento em diversas classes de ativos (renda fixa, ações, câmbio etc.) e estratégia de rebalanceamento periódico. Estes fundos têm compromisso de redução da exposição a risco em função do prazo a decorrer para a respectiva data-alvo.

 

MULTIMERCADO JUROS E MOEDAS

A ANBIMA[1] define fundos previdenciários multimercado juros e moedas como sendo: fundos que têm como objetivo buscar retorno no longo prazo por meio de investimentos em ativos e derivativos de renda fixa, admitindo-se estratégias que impliquem risco de juros, risco de índice de preço e risco de moeda estrangeira.

 

MULTIMERCADO LIVRE

A ANBIMA[1] define fundos previdenciários multimercado livre como sendo: fundos que têm como objetivo buscar retorno no longo prazo por meio de investimento em diversas classes de ativos (renda fixa, ações, câmbio etc.). 

 

As definições acima podem ser consultadas aqui

 

[1]ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais

 

Ações do documento